Apresentar ao público os atrativos turísticos do Cariri paraibano, movimentando e gerando novas oportunidades de negócio para toda a cadeia produtiva do segmento na região. Essa é a proposta da Rota Cariri Cultural, projeto criado em 2020 por empreendedores da região, a partir de uma capacitação realizada pelo Sebrae Paraíba. A rota, que já reunia os atrativos turísticos de quatro municípios do Cariri, passa a contar, a partir deste mês de junho, com roteiros de três novas cidades incluídas no projeto.
Com a ampliação da Rota, que já contava com a participação dos municípios de Monteiro, Prata, Congo e Camalaú, o projeto passa a apresentar e divulgar, também, os principais atrativos turísticos das cidades de São Sebastião do Umbuzeiro, Caraúbas, Coxixola e Sumé. As novas opções de roteiros para essas cidades estão sendo elaboradas pelos participantes da segunda edição do curso voltado para condutores de turismo, que o Sebrae Paraíba está realizando na região.
Conforme o consultor Ayron Kerlly, responsável pela capacitação, os novos roteiros estão em fase de conclusão. Eles serão apresentados e validados em uma reunião com gestores da Rota Cariri Cultural, prevista para ocorrer nas próximas semanas. Além da capacitação para os condutores de turismo, o Sebrae Paraíba também vai promover, durante o mês de julho, dentro das ações de planejamento estratégico da Rota Cariri Cultural, oficinas temáticas para empreendedores e secretários de turismo da região.
Entre os temas que serão abordados nas oficinas, ministradas de forma on-line, estão a gestão de redes sociais, a produção de textos e a edição de imagens para dispositivos móveis. De acordo com a gerente regional do Sebrae Paraíba no Cariri, Madalena Arruda, o trabalho que a instituição vem realizando junto ao segmento de turismo contribui não só para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, como também para a melhoria da qualidade de vida na região.