Na noite desta sexta-feira dia 10 de Novembro de 2023, no Auditório da Escola Municipal Pedro Pedrosa, o Município de São Sebastião do Umbuzeiro, teve a hora de receber médico psiquiatra Dr. Edvaldo Brilhante da Silva Filho, que é natural da cidade de Coremas, mas trabalha há 38 anos em João Pessoa, capital da Paraíba.
Dr. Brilhante, como é mais conhecido, o mesmo presta atendimento à população através do CISCO na Cidade de Sumé, veio de forma voluntária abordar temas bastante pertinentes como Depressão e Suicídio. Na ocasião contamos com a presença de representantes da Câmara de Vereadores como Jailson Freitas, Aucelia Silva, Cícero Lira, José Ailton e Sildete Siqueira, da Secretária de Saúde Edvone Arruda, e profissional da Educação e Saúde. Onde contou com apoio da Prefeitura Município de São Sebastião do Umbuzeiro.
Dr. Brilhante falou sobre sua trajetória como médico. Sobre os preconceitos que ainda existem em relação à busca por tratamento e diálogo com psicólogos e psiquiatras, ele disse que vem diminuindo, mas que ainda existe, infelizmente.
Dr. Brilhante também falou sobre os sinais que as pessoas dão quando estão começando a apresentar problemas mentais, sejam eles os mais simples e os mais evidentes. Ele falou da importância de as pessoas prestarem ajuda e ficarem atentas para oferecer ajuda.
“Pessoas que mudam de comportamento repentinamente, que vinham levando uma vida dentro da normalidade, estudando, negociando, e de repente mudam o seu comportamento, chorando muito, pensando em se matar, elas precisam de ajuda. Notadamente, devemos procurar os médicos, para chegar até a alguém mais especializado, como os médicos psiquiatras.
Temos que pedir ajuda; se você vir alguém que está com comportamento diferente, isso é um sinal de alerta. Precisamos fazer algo, às vezes até urgente, para evitar que aconteça algo mais sério, um mal pior, uma crise mais profunda ou coisas mais complicadas”, observou o médico. “A psiquiatria é aquela que carrega o maior número de preconceitos, preocupantes, que atingem familiares e até os pacientes, além dos próprios psiquiatras.
É um fato que vem mudando com o tempo, hoje as pessoas estão procurando mais os consultórios de psicólogos e psiquiatras, o preconceito já está diminuindo, ainda existe sim, mas está diminuindo, graças a Deus e à saúde mental”, analisou o especialista.
Dr. Brilhante também falou sobre a suas publicações onde possuí cinco livros publicados que para ele, é motivo de grande orgulho.
Ele agradeceu a oportunidade e falou da importância de que as noticias boas sejam compartilhadas com maior evidência, uma vez que o mundo está passando por uma onde de grandes problemas.