Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro explica razões da falta de médico

05/10/2022 | 661 | ASCOM | Administrador | Sa�de | Compartilhe :

PREFEITURA MUNICIPAL DE SãO SEBASTIãO DO UMBUZEIRO EXPLICA RAZõES DA FALTA DE MéDICO

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a população que não tem medido esforço para garantir atendimento medico dentro do que lhe compete através de atendimento Médico do Estratégia de Saúde da Família; a todos os pacientes sob a sua responsabilidade e realizar consultas médicas, pequenas cirurgias e todas outras atividades que lhe couber em domicílios ou em outros espaços comunitários. Como é de conhecimento da população o Município dispõe de duas equipes de Saúde da Família ESF01 ( Zona Urbana) e ESF 02 ( Zona Rural), vinculadas aos programas do Ministério da Saúde, uma delas vinculada ao Programa Mais Médico que teve seu Médico desvinculado, por o governo Federal no mês de Maio de 2022 até a presente data não fomos atendidos com a reposição de profissional Medico fato que compete ao Orgão Federal a locação do mesmo na equipe; realizado vários contatos no intuito de resolver a ausência desse profissional porém sem posicionamento até a presente data. A outra Equipe de Saúde da Família, sob responsabilidade de Contratação por o município tivemos o desligamento do médico no mês de setembro 2022. Realizamos vários contatos com diversos profissionais médicos, porém sem sucesso, pois o programa exige carga horaria elevada e apenas dois vínculos públicos fato esse que dificulta adesão dos médicos aos serviços de atenção básica nos diversos Municípios Brasileiros não são no nosso. Com intuito de sanar a ausência de médico fez adesão ao EDITAL SAPS/MS Nº 14, DE 5 DE SETEMBRO DE 2022. Torna público o chamamento dos municípios indicados para adesão ao Programa Médicos pelo Brasil (PmpB) e consequentemente celebração de Termo de Adesão e Compromisso. Porém temos de aguardar os tramites do referido edital. Foi contratado um profissional médico para realizar atendimentos Médicos na ESF da Zona Rural, porém o profissional desistiu do vínculo com o município realizado apenas 3 dias de atendimento. Asseguramos aos Munícipes que a gestão tem buscado de varias formas mantém o atendimento Médico aos mesmos e tentado contato com vários profissionais. Informamos que continuaremos na buscar para contratação do Médico para Equipe de Saúde da Família e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento. Como também informamos que os demais atendimentos das Equipes de Saúde da Família continuam a ser oferecido a população Atendimento de Odontologia, Atendimento de Enfermagem (coleta de citologia, pré-natal de baixo risco, consultas de enfermagem, vacinação etc.), visitas domiciliares dos Agentes comunitários de saúde e endemias, marcação das especialidades médicas e exames laboratoriais.
Continuaremos na buscar de profissional médico para atender a nossa população que é nosso maior compromisso garantir assistência de qualidade a saúde de todos os São-sebastionesses.